Estudando ambientes multigeracionais (ambientes em que várias gerações convivem e trabalham juntas) para desenvolver estratégias de melhoria de desempenho nas áreas esportiva e corporativa, fui constatando algumas coisas importantes que me ajudam a mobilizar as gerações mais jovens.

Uma dessas constatações é que eles fecham os ouvidos para conselhos e abrem os olhos para exemplos inspiradores. É verdade que modelos positivos nos dias de hoje são encontrados com mais dificuldades, mas continuam existindo. E ainda podemos recorrer a modelos que viraram mitos e cujas lições continuam válidas para acelerar o processo de crescimento das pessoas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Sempre tive uma atração muito grande em estudar e conhecer pessoas que funcionam acima da média e cujas conquistas deixaram lições importantes para todos aqueles que se interessam em se tornar melhores pessoas e conseguir melhores resultados em suas vidas.

E uma dessas pessoas especiais que tive o privilégio de conhecer e estudar um pouco da sua trajetória foi a do nosso eterno tricampeão mundial de Fórmula 1 – Ayrton Senna. Não foi por acaso que no auge da carreira, era considerado, segundo pesquisas, como o maior ídolo do Brasil. E mesmo depois de mais de duas décadas de sua morte, pesquisa recente mostrou que Senna continua sendo avaliado como o maior ídolo do país.

Toda a preparação que desenvolvi para mobilizar a seleção brasileira que se tornou Tetracampeão do Mundo na Copa do Mundo de 1994 estava baseada nos exemplos inspiradores deixados por Senna, que havia acabado de falecer.

Quero neste texto compartilhar duas das frases de Senna, que traduzem ideias e posturas importantes para mobilizar as pessoas, atletas ou não, a conseguirem melhores resultados em todas as áreas da vida.

 

Na cabeça dos grandes Campeões (do esporte e da vida) não existe meio termo quando eles decidem por fazer algo. Estão sempre se dando ao máximo em termos de comprometimento e de energia. Não passa pelas cabeças deles o “fazer por fazer” ou, como dizemos no futebol, “fazer para cumprir tabela”. Em Portugal se rotula aquele que só faz o mínimo necessário para não ser punido como uma pessoa QB. Ele só faz o Quanto Basta.

 

Quando uma pessoa entende esta ideia e a coloca em prática, ela estará sempre em crescimento. É muito mais do que ter um pensamento positivo perante a vida. É ter uma postura positiva e evolutiva com relação a tudo o que lhe acontece na vida. A pessoa se levanta mais rapidamente depois de uma queda e se torna muito mais forte e preparada para futuros desafios.

Jamais vamos encontrar outro Ayrton Senna para nos inspirar como modelo. Mas com certeza, se estivermos abertos nessa busca de exemplos inspiradores, vamos encontrar outros modelos que nos ajudarão a sermos melhores pessoas. Busque, sintonize, aprenda e aproveite!

Fique bem, um abraço e até breve. Evandro Mota.