Você já deve ter ouvido o conselho de nunca contar os seus sonhos para outras pessoas. Dizem estes “conselheiros” que contar para outras pessoas sobre nossos objetivos desperta o tal do “olho grande” e só vai atrapalhar. Será mesmo isso verdade?

Eu acredito que esta visão é muito limitadora e não corresponde a uma percepção mais ampla da situação que envolve um sonho que queremos materializar. A verdadeira situação a ser analisada não é a se contamos ou deixamos de contar os nossos sonhos. A decisão a ser tomada é identificar para quem contá-los. É identificar quais são as pessoas que vão atrapalhar ou nos ajudar a trilhar o caminho.

A nossa volta temos diferentes tipos de pessoas e que vão reagir de modos diferentes ao ouvirem sobre os nossos sonhos.

 

Temos aquelas pessoas que chamo de RECUSADORAS. Elas lhe escutarão e imediatamente irão falar coisas que farão você se sentir incapaz de conseguir tal objetivo. Vão te colocar para baixo e passar a imagem de um sonho impossível de ser alcançado. Vivem repetindo provérbios limitadores como “mantras” e que atrapalharão seus esforços, tipo: não troque o certo pelo duvidoso.

Outro tipo de pessoas são as REDUTORAS. Essas vão tentar reduzir os seus sonhos e esforços ao nível da zona de conforto delas. Quando elas encontram pessoas tentando ir além de onde chegaram isso é uma ameaça que escancara a situação de acomodação que elas têm perante a vida.

Encontrar alguém desejando algo a mais na vida também lhes “obrigarão” a tomar novas iniciativas e trilhar novos caminhos. Elas acreditam que seja mais fácil contê-lo no atual “status quo” do que elas saírem de suas zonas da acomodação. Elas perceberão você como uma ameaça e então lhe “incentivarão“ a ficar no mesmo lugar. Como identificar essas pessoas? Também vivem repetindo coisas como: mais vale um passarinho na mão do que dois voando…

 

Encontramos ainda as pessoas que eu chamo de REFLETORAS. São aquelas que refletem a sua energia, sem acrescentar e nem diminuí-la. São pessoas que, como se diz, dão força e nos dizem para ir adiante, mesmo que não tenham percebido muito bem o que estamos buscando. Gostam de você e querem vê-lo sempre com aquele brilho nos olhos de quem está num caminho que lhe dá sentido à vida.

Outro tipo de pessoas que podem nos ajudar são as REFINADORAS. Essas são pessoas que ao lhe ouvir afiarão as suas ideias com perguntas fortalecedoras. Questionamentos que lhe farão pensar e se preparar melhor para diversos obstáculos que poderão ser encontrados e que você ainda não tinha percebido. Com certeza são pessoas que vão lhe ajudar, com as reflexões resultantes daqueles questionamentos. Desta maneira contribuirão para que você possa elaborar um melhor planejamento e trilhar um caminho com menos desgaste.

Finalmente você também poderá encontrar as pessoas RENOVADORAS. São aquelas que nos inspiram e dão energia aos nossos sonhos. Normalmente são pessoas que já trilharam este caminho ou que também estão na mesma busca. Querem compartilhar experiências e conhecimentos porque sabem que o seu sucesso também trará benefícios tangíveis ou intangíveis para elas. Benefícios que vão desde a troca de experiências e crescimento mútuo, até a satisfação de ajudar a alguém a realizar seus sonhos. Haverá sempre coisas positivas envolvidas nesta relação.

E então? Podemos ou não podemos contar os nossos sonhos para outras pessoas? Na verdade, o que temos que prestar atenção é se vamos consultar e nos envolver com PESSOAS TÓXICAS (RECUSADORAS e REDUTORAS) ou se saberemos identificar as PESSOAS NUTRITIVAS (REFLETORAS, REFINADORAS e RENOVADORAS) para que possamos tê-las como aliadas e facilitadoras no trajeto que nos levará até a conquista de nossos sonhos.

Fique bem, um abraço e até breve. Evandro Mota.