Tão importante quanto a capacidade de sonhar, perseguir, persistir e conquistar sonhos, é a de desenvolver a sua capacidade de identificar e eliminar os fatores que lhe atrapalham a materializar os seus sonhos. É como se você tivesse um balde cheio de água com furos. A água seria a energia necessária para ajudá-lo a superar os desafios do caminho. Os furos do balde, por onde a energia escoa sem ser utilizada de uma maneira produtiva, seria tudo aquilo que atrapalha, desgasta e lhe desvia da sua busca.

 

Quais são os furos que têm lhe atrapalhado a concretizar os seus sonhos?

Para uma resolução de 2017 não cumprida, e que voltou a estar na sua lista de 2018, é importante detectar os furos que lhe atrapalharam. Depois disso é tratar de tomar medidas para fechá-los e aumentar as suas chances de atingir os objetivos traçados para o Novo Ano.

Um dos furos mais encontrados nas resoluções não cumpridas chama-se PROCRASTINAÇÃO. O “deixar para começar algo depois”. O “fazer depois alguma coisa que possa ser feita já”. Talvez quase todos tenhamos no mundo atual dois denominadores comuns. Um deles é de sermos imediatistas. Queremos as coisas para ontem. Mas, ao mesmo tempo, nem todos têm o senso de urgência necessário para fazer imediatamente o que está ao nosso alcance. Deixar para depois é quase um procedimento padrão e repetido por muitas pessoas. Somos imediatistas, mas não fazemos imediatamente o que está ao nosso alcance fazer. Esta é uma contradição que só nos atrapalha e nos deixa mais tempo distantes dos nossos sonhos.

No novo DOM compartilho algumas estratégias para banir a procrastinação da nossa vida. Uma delas é a de, desde o início da sua resolução de Ano Novo, estabelecer um prêmio que você se dará ao materializar este objetivo. Há quanto tempo você não se premia?

Quando sugiro em se premiar, você pode expandir esta ideia para premiar entes queridos ou pessoas que você gostaria de ajudar. Este “prêmio”, sendo algo realmente impactante, servirá para impulsioná-lo imediatamente a entrar em ação. Dificilmente você vai querer adiar a concretização de sua resolução de Ano Novo e da respectiva recompensa que você se dará ou compartilhará com outras pessoas.

Experimente esta estratégia para banir a procrastinação da sua vida e se torne um melhor realizador dos seus sonhos em 2018.

Fique bem, um abraço e até breve. Evandro Mota.