Olá!
Á partir de agora você poderá acessar este espaço e encontrará um material voltado para manter a sintonia com tudo o que foi visto ao longo do novo DOM. Orientações, indicações de vídeos, exercícios e lembretes voltados para a ideia central do DOM: SER UM VOCÊ MELHOR!
Orientações
Neste espaço você terá as respostas de dúvidas que serão enviadas por você, que já participou do DOM. Dúvidas surgidas a medida que você vá colocando em prática as Técnicas.
Aqui também teremos matérias associadas ao que é apresentado ao longo do DOM, para que você possa estar sempre se atualizando.
Será também neste espaço que compartilharemos as sugestões e colaborações de matérias enviadas pelos Graduados. Um espaço que será cada vez maior e melhor com a participação de todos. Aguardamos a sua participação!
Indicações de vídeos
Durante o DOM você teve acesso a vídeos ilustrativos dos temas desenvolvidos no treinamento. Muitos outros vídeos poderiam ser indicados e que também estão associados à ideia de crescimento. Este será o objetivo deste espaço.
Este é um vídeo desafiador de uma apresentação realizada no TEDxDouglasville em junho 2015. Apresentada pelo autor do best-seller Como Multiplicar o Seu Tempo, Rory Vaden mostra porque você não pode resolver os desafios de gerenciamento de tempo de hoje com estratégias de gerenciamento de tempo de ontem. Neste vídeo ele apresenta o novo conceito de gerenciamento de tempo. Este conceito tem três pilares principais. Quer saber que pilares são esses?
Certifique-se de ativar a legenda e alterar o idioma para Português (Brasileiro)
Aqui você verá mais um vídeo especial.
Colaborações dos graduados
Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: “Ninguém é insubstituível“!
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
De repente, um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
– Alguma pergunta?
– Tenho sim.
E Beethoven?
– Como? – o encara o diretor confuso.
– O senhor disse que ninguém é insubstituível, e quem substituiu Beethoven?
Silêncio…
O funcionário fala então:
– Ouvi essa história esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, mas no fundo, continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Então, pergunto: quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra, Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico?
O rapaz fez uma pausa e continuou:
– Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem. E, portanto, mostraram que são sim, insubstituíveis.
Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar no brilho de seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus erros ou deficiências?
Nova pausa e prosseguiu:
– Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN era SURDO, se PICASSO era INSTÁVEL, CAYMMI PREGUIÇOSO, KENNEDY EGOCÊNTRICO, ELVIS PARANOICO… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Mas cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços, em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA MEMBRO. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Divagando o assunto, o rapaz continuava.
– Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em ”melhorar as fraquezas” de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de técnico de futebol, que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas, ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola, ou Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria PERDIDO todos esses talentos.
Nunca me esqueço quando o Zacarias dos Trapalhões ”foi pra outra morada”.
Dedé, ao iniciar o programa seguinte, entrou em cena e falou mais ou menos assim: “Estamos todos muito tristes com a ”partida” de nosso irmão Zacarias… e hoje, para substituí-lo, chamamos: NINGUÉM, pois nosso Zaca é insubstituível! O silêncio foi total!
Conclusão:
Nunca esqueça: VOCÊ É UM TALENTO ÚNICO!
Pergunte à sua esposa, seus filhos e amigos se o substituiriam.
Com toda certeza Ninguém te SUBSTITUIRÁ!
Uma boa semana, amigos INSUBSTITUÍVEIS!
Victor Küppers é um palestrante holandês, formado em Administração e Gestão de Empresas, professor na Universidade Internacional da Catalunha e na Universidade de Barcelona. Seu principal objetivo nas palestras sobre ATITUDE é ajudar as pessoas a viverem e trabalharem com valores e alegria.
Recebi a sugestão de um vídeo do Victor Küppers da Giselle Maria Biacchi Gomes (Graduada do DOM) e me identifiquei muito com esta apresentação.
“As coisas são como são e não como gostaríamos que fossem.”
“Nunca podemos mudar as circunstâncias. Mas sempre podemos mudar a atitude. Esta é uma liberdade do ser humano. Escolhemos nossa atitude a cada instante. E a cada instante ficamos um pouco mais perto da grandeza ou da mediocridade.”
Exercícios
Um dos pedidos mais frequentes dos Graduados do DOM é o de termos disponíveis exercícios para que possam ser praticadas as referências dos Níveis Conscientes Interiores desenvolvidos no DOM. Neste espaço não serão colocadas as práticas apresentadas no treinamento, mas exercícios que ajudem aqueles que já desenvolveram as suas referências interiores no DOM.
Relaxamento progressivo
Vamos abrir este espaço com um Relaxamento Progressivo. Nele você terá a oportunidade de relaxar física e mentalmente utilizando alguns artifícios que desenvolvemos ao longo do DOM. Dirigindo a sua atenção para diferentes partes do seu corpo e relaxando-as. Vamos relaxar mentalmente com o artifício de envolve-lo numa cena agradável. Reforçaremos o seu Nível Básico Mental associando a integração do relaxamento físico e mental associando esta sensação ao número 1. Também utilizaremos o som do orin e a música O Som do DOM. Vá para um ambiente confortável, assegure-se que nos próximos 20 minutos não será interrompido e desfrute deste exercício que o levará a um funcionamento mais saudável, equilibrado e revitalizador!
Ouça abaixo ou faça o download.
Lembretes
Sabemos que muitas orientações dadas ao longo do DOM requerem de lembretes posteriores para que sejam melhor aproveitadas. Daí a importância da reciclagem. Quando você torna a participar do DOM com certeza perceberá coisas que passaram sem a devida atenção. Ao retornar no DOM você já estará numa outra fase da sua vida, assim como o mundo a sua volta já não será mais o mesmo. Novos desafios, novas percepções e maneiras diferentes de utilizar as ferramentas internas desenvolvidas no DOM.
Enquanto não chega a hora de reciclar o DOM, neste espaço você terá acesso a alguns lembretes que lhe poderão ser úteis.