Se temos que ter crenças, que sejam as que nos fortalecem.

 

Desde que nascemos, somos expostos a diversas situações, influências e regras. Dentro deste contexto formamos nossas crenças, algumas impostas e outras formadas através de experiências boas e ruins que vivenciamos. Críticas, situações constrangedoras, experiências impactantes, histórias contadas por outras pessoas, qualquer tipo de ideia que nos foi imposta ou sugerida, pode ter se transformado em uma crença que acaba se tornando numa verdade absoluta para nós. Desta maneira vamos formando nossos modelos mentais e percepções do mundo, que nem sempre correspondem à realidade, mas são determinantes nos resultados que conseguimos na vida.

A maioria das nossas crenças está relacionada à:

  • Capacidades;
  • Pessoas;
  • Situações;
  • Aprendizado;
  • Dinheiro;
  • Oportunidades;
  • Identidade;
  • Tempo;
  • Vida;
  • Passado/Presente/Futuro.

Nem sempre escolhemos viver com determinada crença. Muitas vezes somos condicionados a acreditar naquilo e isso se torna um mecanismo inconsciente, ou seja, de processamento automático na nossa mente. Isto acontece para o bem e também para o mal e pode ajudar-nos a sermos cada vez melhores ou nos colocar em situações debilitadoras.

As crenças podem ser: limitatoras e sabotadoras x inpulsionadoras e fortalecedoras

 

Crenças limitadoras e sabotadoras

As crenças limitadoras e sabotadoras minam o seu potencial causando bloqueios mentais que o impedirão de progredir na vida. Essas crenças podem ser representadas por frases que muitos repetem automaticamente sem perceber o mal que isto lhes causa. Frases como “eu não posso / não consigo / não sei fazer isso”, “não tenho tempo para nada”, “sou muito velho para isso”, “não tenho jeito para isso”, “o dinheiro é a raiz de todo o mal”, traduzem crenças que acabam lhe impedindo de tomar decisões, de fazer coisas diferentes e de aproveitar oportunidades. As crenças sabotadoras minam a autoestima e a autoconfiança da pessoa de tal modo que ela se sente fraca e incapaz de enfrentar, sozinha, as suas dificuldades e desafios. Muitas pessoas alimentam crenças negativas, sem nem mesmo perceber, pois grande parte delas foram plantadas em sua mente, ainda na infância, e estão tão presentes em sua forma de ser, pensar e agir, que passam realmente despercebidas. Foram lhes ditas coisas como “você não faz nada direito”, “você deixa tudo pela metade”, “você nunca vai conseguir ninguém”, “tem que seguir o exemplo do seu irmão” e “você é burro”, que ficam fortemente gravadas para toda vida.

Porém, nem tudo que lhe foi dito é verdade, ou seja, as suas crenças limitadoras e sabotadoras podem existir apenas na sua mente. Mas se este fluxo debilitador não for interrompido e substituído, ele lhe condicionará por toda a vida a ter resultados medíocres e a desistir de sonhos.

Como identificar as suas crenças limitadoras e sabotadoras? Normalmente você pode reconhecê-las porque elas estão impedindo você de fazer algo. Muitas vezes elas vêm com uma ou mais desculpas por trás, e fazem você se sentir mal ou impotente em relação a uma ou várias situações da vida.

A boa notícia é que elas podem ser modificadas e substituídas por crenças fortalecedoras e impulsionadoras.

Crenças fortalecedoras e impulsionadoras

Se você analisar as pessoas bem-sucedidas em viver bem, produtivas e realizadoras, perceberá que por traz delas tem muitas crenças fortalecedoras e impulsionadoras. Elas têm algo que as movem, que as impulsionam e que as fazem seguir em frente apesar de tudo e de todos! Quando fortalecedoras e impulsionadoras, as crenças mobilizam a pessoa para enfrentar os obstáculos, que estão entre ela e os seus objetivos, com determinação e muita confiança, possuindo assim, grandes chances de realização

Aos poucos, e se observando, você perceberá o quanto as crenças limitadoras e sabotadoras lhe atrapalham e como as crenças fortalecedoras e impulsionadoras lhe mantém confiante, determinado e em movimento.

Você pode não ter escolhido o seu atual sistema de crenças, mas é você quem decide se vai continuar como ele está ou se vai melhorá-lo. Essa escolha é sempre e exclusivamente sua!

Identificar e reconhecer suas crenças limitadoras e sabotadoras é o primeiro e importante passo para se livrar delas. E você pode descobri-las observando as frases que usa no seu dia a dia:

“Não consigo me organizar”.

“Nunca vou conseguir dinheiro suficiente”.

“Os outros precisam mudar para minha vida melhorar”.

“O mundo está em crise, e por isso tudo está muito difícil para mim”.

“Não sou bom o suficiente para conseguir isto”.

“Isto é muita areia para o meu caminhãozinho”.

Se qualquer uma dessas declarações soar verdadeira e familiar para você, então esta é a hora de tomar seu destino em suas próprias mãos, eliminando as crenças que sabotam o seu sucesso e felicidade.

Estes exemplos são bastante genéricos. Mas você pode e deve personalizar esta ideia de auto observação para sua situação. O importante é reconhecer no seu sistema de crenças tudo aquilo que vem lhe atrapalhando e começar o trabalho de mudança.

Para alguns, isso pode acontecer mais rapidamente. Para outros, pode demorar um pouco mais. Mas todos nós somos capazes de identificar e superar nossas crenças limitadoras e sabotadoras substituindo-as pelas crenças que vão nos fortalecer. E tudo isto pode começar a partir de agora!

Fique bem, um abraço e até breve, Evandro Mota.