“Só é útil o conhecimento que nos torna melhores. ”
SÓCRATES (469 a.C. – 399 a.C.)
Sou um seguidor deste ensinamento do filósofo grego Sócrates que depois de tantos séculos continua atualíssimo. Em nenhuma outra época da história da humanidade os seres humanos foram tão bombardeados diariamente com informações e novos conhecimentos.
De algum tempo para cá passei a selecionar as informações e conhecimentos que me chegam e a dar a devida atenção àqueles que realmente importam para o meu crescimento. Dizem que conhecimento nunca é demais. Pode ser que seja sim verdade, mas optei por aproveitar mais o meu tempo focando naquilo que acredito ser relevante para o meu crescimento intelectual, emocional, mental ou espiritual.
É completamente irrelevante para o meu desenvolvimento pessoal se o filho que a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, está esperando será o quinto na linha de sucessão britânica da rainha Elizabeth II, que está há 65 anos no trono do Reino Unido. Ao invés de pensar na sucessão britânica invisto o meu tempo nos legados que deixarei e nos benefícios que terei ao buscar o autoconhecimento e o auto melhoramento geral.
Tenho consciência que quanto mais invisto no meu desenvolvimento mais reflexos positivos (legados) vou deixando pelo caminho e contribuindo para deixar este mundo melhor do que o encontrei. Tudo o que fazemos produz algum efeito. Só reclamar e se indignar com os sérios problemas a nossa volta não mudará nenhum cenário. Que tal começar a dar a sua contribuição com conhecimentos e práticas que resultem no seu crescimento?
O conhecimento nos traz responsabilidades, mas a ignorância nos traz sérios problemas. Perceba que enquanto você não tem conhecimentos suficientes num determinado assunto os respectivos problemas são intransponíveis. Somente quando os seus conhecimentos forem maiores do que o desafio é que você poderá superá-lo.
Esta é a principal razão que me motiva a estar conectado com as ideias do autoconhecimento e do crescimento constante. Esta é a única garantia que temos de dias melhores. Nunca pare de aprender porque a vida nunca para de ensinar através dos desafios e das oportunidades de torna-lo um você cada vez melhor!
Espero vê-lo em breve num dos próximos Treinamentos do novo DOM para compartilhar ideias, reflexões, orientações, conhecimentos e práticas que tanto têm me beneficiado e ajudado a muitas outras pessoas a estarem mais bem preparadas para os novos e grandes desafios que nos chegam diariamente.
Fique bem, um abraço e até breve, Evandro Mota.