Ainda hoje encontramos pessoas que consideram a ambição algo negativo, quase um pecado. Este conceito nasce da confusão que muitos fazem entre a ambição e a ganância. A ganância é o sentimento que faz alguém passar por cima de tudo e de todos, atropelando regras, sentimentos, códigos de conduta e a ética.

A palavra ambição significa algo bem diferente e hoje o seu verdadeiro significado está sendo resgatado por muita gente. A palavra vem do latim ambi dire, que significa entre dois caminhos. Ambição significa, basicamente, escolher para chegar a um objetivo. Ser ambicioso é um adjetivo positivo, que define as pessoas determinadas. Acompanha todos aqueles que sabem planejar, impor metas e que vão atrás de desejos pessoais e profissionais. A ambição é uma espécie de força motriz do sucesso.

Quais os sinais de quem é ambicioso? Pessoas que têm objetivos definidos para diferentes áreas da vida. Priorizam um ou dois objetivos e traçam estratégias e ações específicas. Monitoram seus objetivos e aprendem e crescem com os tropeços.

Quais os sinais de quem não é ambicioso? Pessoas que decidem se manter numa Zona de Conforto, sem enfrentar desafios. São jogadas de um lado para o outro, sem tomar as rédeas da própria vida. As circunstâncias acabam por definir o futuro dessas pessoas. O ambicioso incomoda, antes de mais nada, os acomodados, que, em vez de se mexer, preferem criticar.

Você é uma pessoa ambiciosa ou está acomodada?

Estudiosos do assunto afirmam que alguma dose de ambição existe dentro de todos nós e que pode ser despertada a partir do autoconhecimento (que é um dos principais temas do novo DOM). Outros dizem que a ambição, ou ausência dela, está relacionada à educação, orientação religiosa e/ou o ambiente em que a pessoa vive.

O ambicioso acredita que falhas não existem. Há, sim, oportunidades de aprendizado. Acredita, ainda, que quem faz o possível, pode fazer melhor. A ideia de aperfeiçoamento é uma constante em sua vida.

Quem não é ambicioso acredita que a maioria das pessoas tem mais sorte do que ela. Ela nunca consegue o que quer. Acredita, ainda, que os seus limites já foram atingidos e, sem querer, abrem mão de um dos maiores prazeres que o ser humano possui: o de evoluir e se sentir melhor do que era antes!

Que tal colocar mais cores na sua existência? Experimente praticar e desenvolver a ambição em diversas áreas da sua vida e constatará que o mundo da pessoa ambiciosa é bem diferente do mundo da pessoa acomodada.

Fique bem, um abraço e até breve. Evandro Mota.